Glossário de termos

Glossário de termos

A cartografia das controvérsias é feita para se observar e descrever um debate social, ela é a prática da Teoria do Ator-Rede de Bruno Latour. A teoria se originou nos estudos de ciência, tecnologia e sociedade, ela é uma alternativa à sociologia do social, ela propõe entender o social a partir das associações entre actantes humanos e não humanos.

O autor da teoria, Bruno, colocou que ao elaborar a cartografia deve-se basear em 3 princípios: 1) você deve usar várias teorias e metodologias; 2) você deve observar os diferentes pontos de vista; 3) você deve escutar os actantes mais do que as suas presunções.

Principais conceitos e termos:

Actantes: São os atores sociais, podem ser humanos como não-humanos (meio ambiente, objetos).

Rede: São os recursos concentrados em poucos locais, as associações entre os actantes .

Controvérsia: se refere a um pedaço de ciência e tecnologia que ainda não está estável, o propósito não é chegar a uma conclusão e sim expor a complexidade de uma controvérsia. Na cartografia, você analisa as associações.

Glossário de termos da controvérsia

Usina Hidrelétrica: é um complexo arquitetônico que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

Consórcio Norte Energia: grupo formado por diversas empresas do ramo de construção e energia que possuem a licença para construir a Usina de Belo Monte.

FUNAI: Fundação Nacional do Índio. Um órgão do governo brasileiro que tem como objetivo lidar com todas as questões referentes às comunidades indígenas e às suas terras. Ela foi criada através em 5 de Dezembro de 1967, através de uma lei, busca proteger e dar suporte aos índios, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas.

PAC: Programa de Aceleração do Crescimento foi lançado em 28 de janeiro de 2007. Ele é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil. A usina de Belo Monte faz parte deste programa.

Licenciamento ambiental: a partir de uma licença, o governo busca exercer o controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com o uso de recursos naturais. Há três tipos de licença: prévia, de instalação e de operação.

Ministério Público: é uma instituição do Estado permanente. Tem função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Sintrapav: Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Pará. É o sindicato responsável pelos operários das obras da usina de Belo Monte.

Canteiro de obras: é uma área de trabalho temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra.

 

Por Heloisa Tanasovici Cardani 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: