Análise da Literatura Especializada

O artigo Belo Monte, nosso dinheiro e o bigote de Sarney  da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum faz uma análise sobre a construção da usina de Belo Monte a partir de uma entrevista feita com um dos mais respeitados especialistas na área energética do país, o professor da USP Célio Bermann, abordando temas como a “caixa preta” do setor controlado por José Sarney, e o jogo pesado e lucrativo que envolve as obras do PAC. Ainda, Célio conta sua experiência como assessor da presidente Dilma no Ministério de Minas e Energia.

Este artigo está disponível no endereço eletrônico abaixo:

Belo Monte, nosso dinheiro e o bigote de Sarney

Além deste, outro artigo também interessante que aborda a questão da controvérsia da construção da usina de Belo Monte é do economista do Instituto Amazônia Solidária e Sustentável (IAMAS), doutor em Sociologia na Université Paris-Nord (França), e componente do Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Dion Márcio C. Monteiro. Belo Monte: doze questões sem resposta é um artigo elaborado a partir do exame do EIA/RIMA e do relatório do Painel de Especialistas para questionar tudo que se tem dito sobre a construção da usina de Belo Monte e sua viabilidade.

O artigo, na íntegra, pode ser acessado pelo link abaixo:

Belo Monte: doze questões sem resposta

Como já citado no artigo anterior, o Painel de Especialistas é um outro documento importante para a compreensão da controvérsia em torno da construção da usina de Belo Monte. Escrito por Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos e Francisco del Moral Hernandez, trata-se de uma análise crítica do estudo do impacto ambiental do aproveitamento hidrelétrico de Belo Monte.

Este artigo, em pdf, pode ser acesso pelo endereço eletrônico abaixo:

Painel de Especialistas 

Um dos documentos mais relevantes é o Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás sobre o aproveitamento elétrico da usina de Belo Monte. Envolve ainda grandes corporações como Camargo Corrêa, Odebrecht e Andrade Gutierrez, é um documento oficial que, apesar de ter recebido várias críticas, aborda toda a questão da construção da usina, desde histórico até futuro da região da usina.

O documento, em pdf, pode ser acessado pelo link:

Rima_AHE Belo Monte

  

Por fim, para reflexão sobre nosso modelo econômico, e, principalmente energético, A economia do hidrogênio, de Jeremy Rifkin, é um livro em que se apresenta como de fundamental importância a questão do ambientalismo contemporâneo.

Um resumo sobre o livro pode ser acessado aqui:

A economia do hidrogênio

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: